Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de março de 2012

Crianças em um mundo urbano


O relatório desenvolvido pela UNICEF chamado de Situação Mundial da Infância em 2012: Crianças em um Mundo Urbano, aponta que o processo de urbanização exclui centenas de milhões de crianças dos serviços essenciais.
Em teoria as cidades deveriam oferecer às crianças a oportunidade de ter acesso à escola, aos serviços de saúde e às áreas de lazer, entretanto, a infraestrutura e os serviços não estão sendo ampliados no mesmo ritmo do crescimento urbano e as necessidades básicas das crianças não estão sendo atendidas. O estudo aponta que, apesar do número de novos casos pediátricos de infecções do HIV ter diminuído um quarto em 2010 com relação a 2005, as transmissões verticais (de mãe para filho) chegou a mil bebês em 2010. Além disso, no mesmo ano, aproximadamente 2.600 adolescentes e jovens de 15 a 24 anos de idade foram infectados pelo HIV a cada dia, o que totaliza quase 950 mil no ano. Cerca de 2,2 milhões de adolescentes nessa faixa etária vivem com HIV em todas as partes do mundo, a maioria deles sem saber de sua condição.
É interessante acompanhar o estudo no que diz respeito à situação da infância e da adolescência em outras partes do mundo, sobre a educação, exploração infantil, catástrofes, entre outros assuntos. Quando nos deparamos com situações assim, nos faz pensar em projetos que visam as melhorias das condições das cidades. Está aí uma boa dica para acompanhar nossos futuros candidatos nas próximas eleições.
 

Acesse o site da UNICEF aqui
Acesse o relatório completo Situação Mundial da Infância 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário