Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Pequenas atitudes nas redes sociais


Compartilhado pela Carla (Teatro), existem muitas coisas nas redes sociais que podem (e são) usadas para desconstruir problemas sociais e acabam reconstruindo a cidadania.
Havíamos postado no Para Compartilhar, Ed. 49, de 28 de maio deste ano uma matéria relacionada à ação da uma estudante escocesa que fotografava a merenda escolar e publicava em seu blog.

A catarinense de 13 anos, Isadora Faber, tomou conhecimento do blog e foi um pouco mais longe. Acabou criando uma página no Facebook, chamada de “Diário de Classe”, onde mostra problemas de infraestrutura da escola, como fotos de fechaduras quebradas e tomadas desprotegidas, além de textos e vídeos de aulas que considera ruim (recomenda-se ver o vídeo das aulas de matemática). "Vi que minha escola tinha muito mais problemas do que a comida", diz.
Criada em julho deste ano, a página já tem 216 mil seguidores. Isadora diz que não imaginava que sua iniciativa fosse causar tanta repercussão na internet. Ela relata que foi motivada pela irmã a contar as situações que enfrentava todos os dias na escola municipal Maria Tomázia Coelho, em Florianópolis.
Apesar dos muitos seguidores, nem todos optaram pelo Curtir. "Ninguém me apoiou dentro da escola, os professores são contra e funcionários também. Eles fazem cara feia para mim, dão indiretas. Meus colegas me apoiam no Facebook, mas na escola não. Acho que eles ficam com medo", diz a estudante.
A mãe de Isadora aprova a iniciativa da filha e conta que foi chamada na escola duas vezes. Segundo ela, a diretora disse apoiar a atitude, mas pediu que a página fosse apagada. Apesar da “indiscreta” represália, alguns problemas da escola já foram solucionados como se pode ver pelos posts da menina. A Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis informou que fará uma reunião com a escola para apurar os problemas apontados pela aluna e tomar providências.
Gostaríamos de deixar duas reflexões: 1) É impressionante a facilidade com que a Escola tem em sair do campo da Educação; e 2) E eu? O que tenho feito com as informações que chegam ao meu conhecimento?
Para saber mais:  
Diário de Classe (não é preciso ter conta no Facebook para acessar a página).

Nenhum comentário:

Postar um comentário