Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Festa de Natal na Anima




Nesta semana foram realizadas as festas de encerramento de todos os projetos da Associação Civil Anima. Todos os nossos atendidos tiveram atividades especiais, além de todos estarem recebendo presentes e/ou passeios. Alguns destaques:

CEI Anima: Os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Padre Anchieta, de Osasco realizaram na terça-feira (13) brincadeiras de roda com as crianças. Além desta atividade, a festa de Natal do Centro de Educação Infantil, foi realizada com direito a piscinas de bolinhas, cama elástica e barracas com comes e bebes, incluindo a entrega de presentes, feita pelo Papai Noel e sua Ajudante.
 
Centro de Convivência: Os atendidos deste projeto, são adultos que residem em Casas de Apoio para pessoas vivendo com HIV/Aids, sabe-se que muitas vezes o convívio social é algo um tanto quanto limitado. Muitos necessitam de uma assistência maior referente aos cuidados com a saúde, além de que alguns vêm de situações de vulnerabilidade socioeconômica. Neste ano os atendidos se reuniram para escolher um restaurante de sua preferência e realizar a confraternização de final de ano. O que parece algo simples como um pedido destes, para os atendidos foi tomado com grande prazer e entusiasmo. Em outras palavras, ter um encontro num outro local que não a casa onde residem, que lhes dispensem um outro olhar que não apenas referente à sua condição de portador do HIV/Aids, foi tomado por muitos como a realização de um sonho. O tratamento que é oferecido em um restaurante como ser chamado por Sr. ou Sra., escolher o que se quer segundo sua própria vontade, e até mesmo dispensar o que não se quer, trouxe algo para os atendidos que em muitos momentos de suas vidas lhes foram negados: serem reconhecido como cidadãos.
 
Projeto Anima Jovem: Com as crianças atendidas neste projeto, todas as turmas se encontraram no último sábado (17) para uma confraternização. Vale ressaltar que as crianças de 07 a 12 anos atendidas dividem-se entre as turmas de terça, quarta, sexta-feira e do sábado, ao total são mais de 100 atendidos.   Também contaram com cama elástica, pula-pula e barracas de comidas e bebidas, além da participação de uma jovem para pintar o rosto das crianças. Apesar das filas para os brinquedos e das frequentes discussões presentes durante o percurso do projeto, neste dia tudo se passou numa “estranha” harmonia entre os atendidos. Quando a Renata (coordenadora do Anima Jovem) perguntou a uma criança como ela estava se sentindo, claro que a resposta só podia ser uma: “muito feliz!”. Ao final da festa ocorreu a  entrega dos presentes e como de costume as crianças que preferiram o presente alheio fizeram a troca de brinquedos entre si.
Já para os jovens atendidos nas turmas de terça-feira e sábado, encerraram o projeto com uma balada com muita música, comidas e claro, paqueras! Os jovens receberam um vale-presente para gastarem como bem entenderem numa livraria de São Paulo.

Gostaríamos de agradecer a todos que trabalharam para a realização dos eventos incluindo funcionários e voluntários da Anima. Um agradecimento especial a todos os doadores que possibilitaram a entrega de um presente especial para todos os nossos atendidos. E o destaque fica por conta dos jovens Felipe e Tamires (Anima Jovem), não apenas por ser vestirem de Papai Noel e de Ajudante, mas principalmente por terem dedicado parte de seu tempo e disponibilidade para as crianças dos outros projetos.
 
À todos um Feliz Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário