Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Mídias...



A propaganda acima não existe! Pelo menos, não desta forma. Sensacionalismos à parte, o uso das mídias na educação das crianças é um debate que ainda precisa entrar num consenso.

O psicólogo britânico Aric Sigman, durante uma conferência no Royal College of Paediatrics and Child Health que aconteceu em Glasgow, na Escócia pediu aos pais que retomem o controle de seus lares. O especialista afirma que gerações de crianças correm o risco de ficar viciadas em TV, computador e outros aparelhos eletrônicos.

Sigman coletou e analisou resultados de estudos em áreas como cardiologia, neurofarmacologia e obesidade infantil. De acordo com o especialista, quando completar sete anos, uma criança nascida hoje terá passado o equivalente a um ano inteiro, 24 horas por dia, em frente a alguma tela. O autor citou também estudos que associaram o hábito de ver TV ou de outras telas a riscos maiores de a pessoa desenvolver diabetes e doenças cardiovasculares.

"Ser um pai passivo em relação às novas mídias é uma forma de negligência e não atende aos interesses das crianças." 
 
... e mídias.



A escocesa Martha Payne, de apenas 9 anos, provocou mudanças na alimentação de sua escola depois de fazer um blog que teve mais de 1 milhão de visitações e acabou rendendo um tuíte de apoio do conhecido chef Jamie Oliver.

Com a permissão da escola, a menina fotografava seus lanches e postava as fotos diariamente em seu blog "Never seconds" ("Nunca repetir o prato", em tradução adaptada), com comentários e notas sobre a comida. Entre os aspectos avaliados pela menina, estão a qualidade da comida, a quantidade de "garfadas" em uma porção e o número de fios de cabelo encontrados.
A ideia de criar o blog surgiu a partir de um trabalho escolar. "Ela chegou dizendo que queria escrever como uma jornalista todos os dias e achamos que um blog seria a melhor ideia", conta o pai.

O governo local se viu numa saia justa e passou a adotar outras medidas nas refeições escolares. "Pela primeira vez eu vi no almoço tomates-cereja, rabanetes, cenouras e pedaços de pepino (...) Hoje me perguntaram pela primeira vez: 'É o suficiente para você?'", escreveu a menina.
Para saber mais:

As imagens da propaganda foram tiradas daqui, daqui e daqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário