Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

SUS terá nova combinação de medicamentos contra a Aids

31/10/2012 - 17h04 | da Folha.com

JOHANNA NUBLAT
DE BRASÍLIA 

A rede pública de saúde vai passar a oferecer duas novas formulações de medicamentos contra a Aids a partir do ano que vem. São os chamados 3 x 1 (Tenofovir 300mg + Lamivudina 300mg + Efavirenz 600mg) e 2 x 1 (Tenofovir 300mg + Lamivudina 300mg).

Individualmente, essas substâncias são ofertadas pelo SUS. Agora, a ideia é que os pacientes diminuam o número de cápsulas tomadas, das atuais quatro para uma ou duas. Isso pode melhorar a adesão do paciente ao tratamento.

Esses dois medicamentos foram anunciados nesta quarta-feira pelo ministro Alexandre Padilha (Saúde), que formalizou 21 parcerias envolvendo laboratórios públicos e privados e transferência de tecnologia para entes públicos.

Com os acordos, o SUS passará a contar com seis novos produtos: os dois contra a Aids e outros já anunciados: fator 8 recombinante (contra hemofilia e outros problemas do sangue), rituximabe, contra a artrite reumatoide, e as vacinas contra a hepatite A e a catapora.

O restante dos acordos servirá para que o país passe a produzir internamente o que antes era importado. Segundo o ministério, R$ 940 milhões serão economizados por ano com essas iniciativas.

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br/ciencia/2012/10/31/sus-tera-nova-combinacao-de-medicamentos-contra-a-aids.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário