Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Violência e HIV


Faça as contas: uma em cada cinco mulheres brasileiras já foi vítima de violência de gênero. E mais, a cada 5 minutos uma mulher é agredida, em 80% dos casos, o agressor é o marido, ou companheiro.

Avançamos assim após a criação da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), em 07 de agosto de 2006. Liderada pela UNAIDS - Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids - a campanha MULHERES E DIREITOS NO BRASIL, vem buscando sensibilizar a população brasileira para a redução da violência e a promoção da igualdade de gênero e saúde da mulher.

No mês passado, foi lançado o segundo eixo da campanha, Violência e HIV, contando com 3 vídeos e um folheto informativo. O material está disponível em 3 línguas e, pela primeira vez, também em tikuna, idioma indígena falado por mais de 30 mil pessoas no Brasil.

A campanha Mulheres e Direitos é uma resposta ao desafio da violência contra a mulher, que persiste no nosso cotidiano como a face mais visível e perversa das desigualdades de gênero. Podemos e devemos contribuir para a construção de novas masculinidades, onde as diferentes formas de violência não sejam usadas pelos homens como instrumento de poder. Todas as mulheres e meninas têm direito a uma vida livre de violência e todos os homens e meninos podem ser educados a agir e a pensar diferente. Esperamos que a campanha estimule a reflexão e a mudança de atitudes e práticas”, disse Harold Robinson, representante do UNFPA no Brasil.
 
Acesse a cartilha da campanha aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário