Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Aguardando http://www.aids.gov.br/...



Somos sujeitos vivendo a era da modernidade, certo? Após desembolsar aproximadamente mil reais num modesto computador e pagar todo mês menos de 50 reais para ter acesso ilimitado à internet, logo, no dia 1º de dezembro, Dia Mundial da Luta Contra a Aids, quis conferir algumas informações além dos vídeos produzidos para esta data. Não foi possível acessar à página www.aids.gov.br, aparecia apenas a mensagem “Aguardando http://www.aids.gov.br/...”
Sorte que a internet oferece inúmeras outras possibilidades para se atingir um objetivo. Contudo, a falta de acesso à página .gov seria alguma forma de protesto? Ou estaríamos assumindo uma atitude visionária confusa, procurando teorias da conspiração, apenas? Vamos pensar.
Um dia antes, houve uma manifestação em frente ao prédio da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, na Av. Dr. Arnaldo (onde a Anima também estava presente), justamente para exigir respostas do governo frente ao descaso com as questões do HIV/Aids: fechamento de leitos, falta de profissionais de saúde, e inclusive, uma postura conservadora com relação à prevenção.

Não só no modo virtual as instâncias governamentais deixam a desejar - e o que é pior - isso se dá de uma forma real. Nas telas do computador, a ferramenta “Google” vem a suprir as necessidades para buscar outros resultados que satisfaçam o acesso à informação. Mas, como ficam nos casos, nada virtuais, onde os portadores do vírus HIV sofrem com a falta de recursos, com o preconceito e a discriminação? Qual é a opção “Google” nestes casos?
É pensando nisso que a Anima vem trabalhando na luta contra a aids. O Google é uma invenção, da mesma forma, é preciso inventar outras maneiras para que se possa atingir a um objetivo, seja ele, um estado de saúde, ou uma posição/atitude consciente. Estamos inventando, juntamente com nossos atendidos - crianças, jovens, familiares, cuidadores e moradores de Casas de Apoio - a viver um pouco mais dignamente.
Além de outras atividades, este também tem sido o tema principal da 4ª Mostra Cultural Anima, realizada no CEU Jaguaré. Através da exibição de peças teatrais e documentários, os temas levantados pelos atendidos ao longo do ano no Projeto Anima Jovem, vem a alertar ao público que a aids é coisa séria e todos precisamos fazer nossa parte nesta luta.
Agora, se me dão licença, cansei de ficar aguardando...



Nenhum comentário:

Postar um comentário