Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Retrospectiva (ou uma mensagem de Boas Festas)



Foi um ano difícil, com certeza! Mas, e os outros anos também não foram?! Isso não faz com que este ano seja igual aos anos anteriores. Longe disso!!!
É que quando chega esta época do ano, as mensagens estampadas nas lojas, internet, outdoors, nas frases das pessoas, de Boas Festas soam um tanto estranhas, ou simplesmente, ditas, pois é isso o que se espera que seja dito. 

Partindo do mais óbvio “Festas” seriam celebrações, comemorações e assim, motivo para algo alegre. Ainda mais quando se trata do Natal e Ano Novo. Nos reunimos com as pessoas que são importantes para nós, preparamos algo diferente para a data, um prato de comida, uma roupa nova, ou até um sentimento novo... Como serem “Boas” se muitos daqueles que gostaríamos de compartilhar deste momento não vão poder estar na festa. Vai faltar um abraço, um prato na mesa, um olhar disperso.
 
E todas as decisões difíceis que tivemos de tomar neste ano, os laços mal feitos, as desconversas, os poucos encontros, a impaciência, os minutos perdidos, os motivos que desejamos nunca ter tido... Ao chegar numa festa, tornam-se “bons”, simples assim?!
2 taças (ou copos, não importa) de champagne e tudo passa. Esse seria o efeito do Espírito do Natal, ou seria só o efeito entorpecente do álcool?!
É triste ver que em plena era da comunicação, passa-se mais tempo falando sobre o amor do que, de fato, amando. Ouvir que a população está aumentando e estamos mais sozinhos do que a dez anos atrás. Com medo de sair nas ruas, e ao sair sempre com horas marcadas, desde ônibus lotados, consultas, ou toques de recolher. Desconfiados do poder e revoltados com os poderosos. Andar sem ouvir os próprios passos, esbarrar sem ser notado, acordar porque a rotina chama.
Nesta semana, uma mãe queixava-se por não saber o que vai fazer com o filho, pois no dia seguinte não haverá aula e terá que trabalhar. Olhando para a criança ao lado, cabisbaixa, foi difícil não pensar o inverso: “Vou aproveitar, faltar no trabalho, passar mais tempo com meu filho, almoçarmos juntos, assistir a um filme, e se alguém me chamar de irresponsável, que fique assim...”
Dizem por aí que nesta época do ano é tempo de renovar os votos, as esperanças... Sendo assim, BOAS FESTAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário