O Laboratório Lavoisier Medicina Diagnóstica realizou pesquisa que constata um aumento de 53% na procura por exames para detecção do vírus HIV em mulheres entre 10 e 19 anos. A análise completa também registrou um crescimento de 24,1% na busca por exames para detecção do vírus entre pacientes de ambos os sexos de 60 a 69 anos; 36,7% nos de 70 aos 79 e 37,6%, entre indivíduos de 80 a 89 anos. A pesquisa foi feita com as pacientes que frequentaram a rede paulista de 2010 a 2011.
Dra. Maria Lavinea Novis de Figueiredo Valente, infectologista do Lavoisier Medicina Diagnóstica, comenta que este aumento tem relação, principalmente, com o início da vida sexual cada vez mais cedo, entre as mulheres, e o uso do Viagra, entre os mais velhos. "A certeza de não engravidar na terceira idade faz com que, muitas vezes, as pessoas nessa faixa etária abandonem o uso de preservativos", explica.
Campanha do Ministério alerta para vulnerabilidade das adolescentes
A Campanha do Carnaval de 2011 do Ministério da Saúde foi direcionada às mulheres na faixa etária de 15 a 24 anos, das classes C, D e E. Esse recorte de público foi resultado da análise de dados epidemiológicos que apontaram a feminização da epidemia, com maior atenção à faixa etária de 13 a 19 anos, em que existem oito casos em meninos para cada 10 em meninas.
Fonte: Disponível em http://www.agenciaaids.com.br/noticias/interna.php?id=19192, último acesso em 21 de junho de 2012.
Outros carnavais...
Nenhum comentário:
Postar um comentário