Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

1º de Dezembro: Dia Mundial da Luta Contra a Aids


No último domingo (27/11) duas ações aconteceram na Anima, 1) foi realizado o Mega Bazar de Natal e, 2) alguns jovens do projeto Anima Jovem aproveitaram para realizar duas iniciativas com o público do Bazar e com as pessoas do bairro Rio Pequeno, Zona Oeste de São Paulo.
O Mega Bazar acontece todo final de ano, onde a renda é revertida para os projetos da Anima. Neste ano houve uma participação especial: os jovens vencedores do prêmio “Desafio Juventude e HIV/AIDS: assuma a liderança!”, em parceria com o Anima Jovem, estiveram distribuindo Abraços Grátis (Free Hugs) e um kit contendo uma camisinha e a mensagem “Me use com prazer” para as pessoas, no total foram distribuídos 500 kits e inúmeros abraços.
Quando um jovem relatava suas experiências escolares de preconceito e discriminação pelo fato de ser soropositivo, outros jovens disseram que este precisava do Manual de SobrevHIVência no Ambiente Escolar. Esta iniciativa agora tem a chance de ganhar o mundo!
Sob a orientação de Solange Queiroz (Anima Jovem), o grupo no qual estes jovens participam tratam, especificamente, sobre o viver e o conviver com o HIV/aids. Foi a partir deste grupo que decidiram se inscrever numa premiação realizada pela Ashoka Geração MudaMundo, MTV América Latina e MAC Aids Fund, e tiveram o projeto Manual de SobrevHIVência no Ambiente Escolar entre os vencedores. Além de um intercâmbio que será realizado no Rio de Janeiro em 2012, os jovens vão contar com uma verba para dar início ao projeto. “O Manual é uma forma de atingir não só outros jovens que também enfrentam dificuldades em viver ou conviver com o HIV, mas também esperamos falar aos familiares e educadores de como podem atuar frente às questões que envolvem os portadores”, relata um dos coordenadores do projeto.
A pequena ideia que se iniciou lá atrás, já passa a ganhar forma, os 3 coordenadores do Manual mobilizaram outras 20 pessoas, entre jovens e educadores da Anima, e atingiram mais de 500 pessoas na entrega dos kits e abraços. Segundo os jovens, algumas falas chamaram a atenção: “Muito obrigado, mas minha esposa é operada!”, relatou um homem ao devolver a camisinha; “Toma! Isso é para você!”, disse uma mãe entregando o kit para sua filha que a acompanhava.
É, o Manual têm muito o que dizer...






Nenhum comentário:

Postar um comentário