Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Dois mil usuários frequentam a Cracolândia, aponta Denarc

24 de Julho de 2011 - 16h30 

Dois mil consumidores de drogas frequentam a Cracolândia, na Luz, região central de São Paulo. A estimativa é de policiais civis do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc), que desde o começo do ano fazem operações diárias para prender traficantes na área. 

Segundo o diretor do Denarc, delegado Wagner Giudice, esses usuários de drogas integram uma população flutuante. “Muitos não ficam lá. Eles compram a droga e vão embora ou ficam rodando pela região. Outros só voltam depois de uma semana”, afirma. O número supera a população de 20 cidades paulistas, entre elas Turmalina (1.978), Aspásia (1.809 moradores), Nova Castilho (1.125) e Borá (805).

O diretor do Denarc apresentou a estimativa na semana passada, em encontro com a Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack da Assembleia Legislativa. Segundo ele, investigadores disfarçados têm circulado entre os usuários para identificar os fornecedores. Até junho, foram presos 110 traficantes e apreendidos 110 kg de crack.

A maior parte dos usuários de crack se aglomera na esquina da Rua dos Gusmões com a Avenida Rio Branco, mas eles também estão presentes em outras vias da região, como as Ruas dos Andradas, Vitória, Guaianases e Conselheiro Nébias.

“Abro minha janela e vejo essa cena todos os dias. Além dos moradores de rua, dá para ver gente de terno e gravata, crianças e idosos comprando droga na cracolândia. Tem um público itinerante mesmo”, diz Paula Ribas, presidente da Associação dos Moradores e Amigos da Santa Ifigênia e da Luz (Amoaluz) e moradora da região há 36 anos. “A situação só piorou com o passar dos anos. Quando a Prefeitura vai oferecer ajuda para essas pessoas? Elas precisam de tratamento de saúde”, questiona.

O psicólogo Thiago Calil, do Centro de Convivência É de Lei, que desenvolve uma política de redução de danos para usuários de drogas, diz que houve um crescimento da população flutuante da cracolândia. 'É comum ver rostos diferentes quando vamos distribuir piteiras de silicone e protetores labiais para os usuários de crack', afirma.

Segundo o psicólogo, no ano passado foram distribuídas 3.630 piteiras. O objetivo é que os usuários de drogas não compartilhem o mesmo cachimbo e contraiam doenças como hepatite, tuberculose e até aids. Também foram entregues 3.753 protetores labiais, para ajudar na cicatrização de feridas na boca.

Para a urbanista Lucila Lacreta, do Movimento Defenda São Paulo, a cracolândia cresceu porque o poder público virou as costas para a região. “As ruas de lá continuam sujas. A gente nota que aquela área foi deliberadamente abandonada, não só sob o ponto de vista urbanístico, mas do ponto de vista social também”, disse Lucila.

Nova Luz. O projeto preliminar da Prefeitura para reurbanização de 45 quarteirões dos bairros da Luz e Santa Ifigênia não propõe soluções para o problema dos usuários de drogas e moradores de rua da região.

Chamado de Nova Luz, o projeto foi apresentado em novembro e ainda está sendo desenvolvido pelo consórcio formado por Concremat Engenharia, Cia. City, o escritório internacional Aecom e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em entrevista no ano passado, Jason Prior, vice-presidente da Aecom, disse que os equipamentos culturais e de ensino que serão instalados na região seriam capazes de absorver os usuários de droga.

Problemas na Nova Luz

Calçadas esburacadas, lixo acumulado, falta de iluminação. A lista de problemas nas ruas no entorno da Nova Luz, região onde fica a cracolândia, é imensa. A reforma prometida pela Prefeitura em vias comerciais do bairro ainda engatinha. De acordo com a Agenda 2012, programa de metas da Prefeitura, até dezembro haveria uma reformulação em 23 ruas. Segundo a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras, serão gastos R$ 17 milhões.

Na Rua Santa Efigênia, comerciantes reclamam da falta de iluminação em alguns pontos e do acúmulo de sujeira. 'As lojas fecham às 18h, mas a coleta só passa depois das 19h. Nesse meio tempo, os moradores de rua rasgam os sacos à procura de objetos para vender. Fica tudo espalhado', diz Luiz Vieira, vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas da Santa Efigênia. Segundo a secretaria, fazem parte das obras a execução de calçamento novo, adequação de drenagem e sinalização, manutenção do paisagismo e modernização do sistema de iluminação.

Com informações do jornal O Estado de S. Paulo

Fonte: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=10&id_noticia=159540

Nenhum comentário:

Postar um comentário