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segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Adaptação


Por Janyellen Magalhães Freitas (Educadora CEI Anima)
Adaptação é o processo que os seres vivos passam quando são inseridos em um novo ambiente. Neste processo sofrem diversas mudanças até se adaptarem ao novo espaço.
Quando pensamos em adaptação escolar, logo vem à mente um período muito dolorido. Mas levando em consideração que para nos desenvolvermos temos que mudar, e para que estas mudanças sejam consolidadas precisamos de um tempo de adaptação, fica claro que este processo é uma condição natural dos seres vivos. Porém, na escola, devemos trabalhar para que este período seja cumprido da forma mais saudável possível.
Na Anima, o período de adaptação é um momento diferente do resto do ano. Momento em que todos os funcionários estão disponíveis e preparados para acolher as crianças e as famílias. Antes mesmo de iniciar as aulas, todos os funcionários da creche iniciam um processo de capacitação, no qual a pauta principal é a adaptação. Através de leituras, discussões e trocas de experiências, podemos: compreender, ajudar, planejar e intervir melhor neste momento tão especial para todos (criança / escola / família).
A equipe pedagógica,  junto com a coordenação,  desenvolve uma rotina diferenciada, além de planejar atividades lúdicas, de integração, exploração dos materiais e do ambiente. A adaptação é realizada aos poucos. Recebemos duas crianças por sala, em cada período (manhã e tarde), acompanhadas de um familiar ou responsável, que deve permanecer três dias acompanhando a criança meio período. Estes três dias podem se estender, levando em conta que cada criança tem um tempo e devemos respeitá-lo. Afinal, são muitas mudanças ao mesmo tempo: horários, ambiente, rotina, pessoas, referências, alimentação, regras, combinados e principalmente a quebra de vínculos.
O papel da família é fundamental neste período, eles devem estar confiantes e seguros em relação à escola, à sua proposta e aos profissionais. Transmitindo essa segurança para a criança,  o processo ocorre de maneira saudável.
Mas quando há insegurança, dúvida ou medo, todos esses sentimentos também são transmitidos para a criança, tornando a adaptação mais longa.
Por isso é importante que a família se identifique com a escola e tire todas as suas dúvidas com os educadores, pois é um momento de adaptação para eles também. Afinal,  estão deixando sua criança com uma pessoa que até ontem não era conhecida, em um ambiente também desconhecido,  por cerca de nove horas por dia.
Essas são mudanças muito bruscas para eles também, por isso estamos sempre à disposição para ajudá-los e formar parcerias. Os responsáveis devem aproveitar este momento para conhecer o educador responsável, o ambiente, a rotina, os funcionários e a proposta da escola.
A adaptação é uma fase importante também para nós educadores, quando podemos ter um contato mais próximo com os familiares ou responsáveis, aproveitando para conhecer e acolher essa criança junto com a família na escola. Neste momento solicitamos o maior número de informações sobre a criança ao familiar ou responsável, a fim de tentar criar um ambiente aconchegante, que seja o mais próximo de sua realidade quando o adulto responsável não estiver presente. Ricas também são as observações realizadas, além dos registros feitos.
Portanto, a adaptação é um momento de enorme importância para a inserção das crianças em ambiente escolar. Momento especial para: as crianças, familiares e educadores, em que todos têm que permanecer juntos, se ajudando para que ninguém sofra além do que é natural e para que, principalmente, a criança consiga realizar essa transição de uma maneira saudável.

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