Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Despedidas









“Nina, você vai ter de entender, tem gente que é deste jeito: não gosta de despedidas. Não chore, Nina, não chore.
Ou melhor: chore bastante. A gente afoga nas lágrimas a dor que não entendemos.”
Ziraldo





Com o final do ano chegando, aproxima-se também o encerramento das atividades dos projetos da Anima. Entre eles o Centro de Educação Infantil (CEI) Anima, Anima Jovem, Centro de Convivência, Voluntarianima e o Brechó Anima.
Na maior parte dos projetos tanto as crianças, quanto os jovens e os adultos vão esperar ansiosamente o próximo ano para retornar para as atividades, muitos já se planejando: “Não quero mais fazer papel de safada na peça de teatro do ano que vem!”, foi a fala de uma jovem para o próximo ano. Em outros projetos, como algumas salas do CEI Anima, chega a hora de dizer um “até mais!” um pouco mais longo.
As salas do Infantil 3 (A, B e C) estão no seu último ano aqui no CEI Anima, pois obrigatoriamente ao completar os quatro anos de idade, as crianças estarão indo para uma Escola de Educação Infantil. Desta  forma, as educadoras de todo o CEI vem preparando uma semana especial com várias atividades, não apenas para as crianças, mas também para toda a família e/ou cuidadores. 
 
“Queremos destacar a importância desta semana para a participação da família ou do cuidador das crianças, assim preparamos uma rotina diferenciada para recebê-los”, enfatiza Domênica Figueiredo, coordenadora do CEI. Exposições, Oficinas de Brinquedoteca, Passeios e Retrospectivas estão programados para acontecer nesta semana, e claro! fortes emoções.

Difícil falar de despedidas sem lembrar da Menina Nina. O livro escrito por Ziraldo (2002), chamado “Menina Nina - Duas razões para não chorar”, funciona como um diálogo que um adulto às vezes tem que levar com uma criança sobre assuntos delicados, assim como as perdas. Este livro mexe com emoções profundas de leitores de todas as idades ao expor um tema tão difícil, com tamanha delicadeza.
Estou me despedindo já com muitas saudades de todos, levarei um pouco de cada um meu coração, pois todos são especiais para mim”, é assim que a educadora Priscila (CEI Anima) encerra o vídeo da retrospectiva de 2011.
Que as despedidas são difíceis isto todos sabemos, que elas acontecem, muitas vezes fingimos não saber, mas nem sempre tudo se perde. Muitas vezes, o essencial de um trabalho bem feito é algo que permanece por toda uma vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário